O que é uma Fanpage?

Fanpage ou Página de fãs é uma página específica dentro do Facebook direcionada para empresas ou marcas.

Hoje, as principais formas de se encontrar um site é pelos sistemas de buscas (Google, Bing e Yahoo) e pelas redes sociais, algum tempo atrás só se ouvia falar no Google, no entanto entre 2010 e 2011 ocorreu um boom do Facebook no Brasil, para se ter uma noção ao final de 2010 o Facebook já possuía 8,8 milhões de usuários e ao final de 2011 passou a ter 35 milhões um crescimento vertiginoso de 298% mas vejam que 78,5 milhões de brasileiros tem acesso a internet de acordo com IBOPE Nielsen Online, isso quer dizer que quase metade deste público possui Facebook.
Com isso, não investir em publicidade nas Redes Sociais é simplesmente se isolar na internet, porém muitas vezes as empresas não sabem por onde começar pois este meio está em evolução constante e criam-se novos termos o tempo todo, tentar ficar atualizado a esta avalanche de informações é muito difícil para empresas que não são da área de marketing digital/publicidade/tecnologia. Por isso, a Aldabra, resolveu dar o caminho das pedras para você que quer entender um pouco mais de Facebook. Vamos lá!

O que é uma fanpage?

Fanpage ou Página de fãs é uma página específica dentro do Facebook direcionada para empresas, marcas ou produtos, associações, sindicatos, autônomos, ou seja, qualquer organização com ou sem fins lucrativos que desejem interagir com os seus clientes no Facebook.
Mas provavelmente você possui um perfil no Facebook e deve está se perguntando porque não criar um perfil para a sua empresa? Simples, pois o regulamento do Facebook veda a utilização de perfis para marcas em geral e inclusive existe um limite de 5.000 amigos por perfil, o que muitas vezes para empresas pode ser muito pouco. Outro recurso que também não está disponível para os perfis são as ferramentas de estatísticas e diversos aplicativos que podem ser instalados na Fanpage como por exemplo enquetes, discussão de assuntos e a possibilidade de criar aplicativos customizados, como uma página de apresentação da empresa.
Os relatórios de estatísticas são importantíssimos para análise das campanhas realizadas e avaliação de como os posts estão sendo visualizados e compartilhados pelos fãs e a taxa de destruição viral do comentário.
Já os aplicativos permitem a criação de qualquer tipo de interação com o seu público alvo dando muito mais força as suas campanhas nas redes sociais.
Mas cuidado algumas empresas estão trocando os seus sites na internet por uma fanpage, no entanto, a nosso ver, a sua empresa perderia muito em acesso, principalmente, os relacionados aos sistemas de buscas (Google, Bing e Yahoo), tendo em vista que o conteúdo do facebook não é muito bem indexado por estes sistemas.

Conteúdo

É muito importante que a empresa dê muito foco ao conteúdo que será distribuído nas redes sociais, faça um resumo da apresentação de sua empresa de uma forma bem formatada e objetiva facilitando a sua leitura e direcionando o seu público-alvo a tomar uma determinada ação, por exemplo, curtir a sua Fanpage.
A fanpage possibilita a utilização de diversos aplicativos já oferecidos pelo próprio Facebook, como enquetes, discussões sobre determinados temas, galeria de fotos e vídeos, além de permitir a criação de aplicativos próprios para a interação com os seus fãs, utilize-os da melhor forma possível sempre com o foco no cliente.
Uma dica importante, quando um fã resolve curtir a fanpage este passa a receber todos os assuntos postados no mural da sua empresa aumentando assim a chance de propagação viral de um determinado assunto.

Eu mesmo posso criar uma Fanpage?

Pode basta acessar o link https://www.facebook.com/pages/create.php e seguir os passos.

Concluindo

Os sistemas de busca bem como as redes sociais são ferramentas que ajudam e muito no marketing da sua empresa ou de seus produtos ou serviços. Saber utilizá-las de forma eficiente é muito importante, para ampliar o seu mercado e florescer as vendas de sua empresa. Logo não perca mais tempo e dê o passo inicial para dentro das redes sociais.

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