Como colocar o site no topo do Google?

O Google possui suas regras, seus limites e preferências. O seu site deve estar configurado para isso.

Inicialmente as empresas se depararam com a simples necessidade de ter um site, porém rapidamente o universo online foi povoado de sites de todos os tipos, formas e principalmente, falando a mesma coisa que o seu. Sabendo disso, podemos dizer que a internet é um campo de batalha por visibilidade, então eu pergunto: o seu site aparece na frente do seu concorrente no resultado das buscas?

A pergunta feita na introdução na verdade é bem mais abrangente, pois além da óbvia necessidade de aparecer na frente de seu concorrente, temos a relação entre a palavra-chave utilizada pelo usuário para encontrar o seu serviço e a posição que o seu site aparece nos resultados da busca. Certamente se o seu site está aparecendo abaixo dos 15 primeiros resultados dificilmente você ganhará o clique desse potencial cliente.

Para melhorar a posição de seu site no Google, por exemplo, uma série de medidas devem ser tomadas para que seu projeto “converse” e convença o motor de pesquisa a respeito da relevância do seu conteúdo. Entre uma série de critérios que os motores levam em consideração, podemos citar alguns:
 
  • Baixa taxa de rejeição*;
  • Links de outros sites apontando para o seu;
  • Tempo de existência do domínio;
  • Periodicidade de atualização de conteúdo;
  • Relevância.

Vamos dissecar um pouco sobre esse último critério. A relevância na minha visão é o mais importante e que certamente ajudará no desempenho de todo o resto. Digamos que a relevância seja medida de acordo com a satisfação do usuário em relação ao conteúdo do seu site. Sendo assim temos um funil de conversão que avalia esse paradigma, ou seja, além de possuir um conteúdo relevante é necessário transparecer isso para o Google e por consequência para seus usuários.

Sendo assim, vamos analisar o que precisa ser feito, por que e como.

Palavras-chave; do inglês Keywords (KW), são as palavras proporcionalmente mais repetidas em todo o conjunto textual da página. O Google cria um ranking de palavras-chave para o seu site e passa a indica-lo quando os mesmos são pesquisados.

Este primeiro item, apesar de parecer passivo, pois o próprio robô do Google, ou de qualquer outro mecanismo de pesquisa, criará esse ranking de forma automática, também possibilita agir de forma proativa compondo textos com expressões estrategicamente pensadas para o seu negócio, além da possibilidade de declarar outras palavras-chave consideravelmente relevantes e que por ventura não vieram a alimentar o conteúdo.

URL amigável; é o texto que compõe o endereço de sua landpage, página ou subpágina na qual o usuário é destinado após clicar em um anúncio ou resultado de pesquisa.

Em um campo de batalha, podemos dizer que terá mais destaque quem possuir, além da palavra-chave bem ranqueada, um endereço que reforce essa relevância, por exemplo: o endereço www.dominio-qualquer.com/tabela-copa-america-2015 terá mais visibilidade que o endereço www.qualquer-dominio.com/?3465 quando uma pesquisa utilizando a KW “tabela copa” for realizada.
 
Título da página; é a frase que aparece na barra superior do navegador e também no título de seu “cartão” nos resultados das pesquisas.

É preciso observar que o Google utiliza esse título para criar o seu índice e que a quantidade de caracteres que ele “lê” são limitadas, logo é preciso tomar cuidado para não repetir os títulos, obedecer aos limites e assumir uma atitude de call-to-action, ou seja, mostre para o usuário que ele encontrou o que estava procurando.
 
Descrição da página; é o breve texto que aparece logo abaixo do título da página, nos resultados de pesquisa. Esse texto também possui um limite de caracteres recomendado e visa principalmente adiantar para o usuário o que ele irá encontrar quando clicar no seu site.

Ser muito genérico nessa hora é um tiro no pé, pois a cada clique que o usuário desista de ler, ou seja, que considere irrelevante, aumentará a sua Taxa de Rejeição e por consequência sua posição nos resultados a cada dia.
 
Título do conteúdo; é o texto que está presente em destaque na página, encabeçando o layout. Essa é a primeira prova de fogo a respeito da relevância de seu conteúdo. Lembrando que estamos dissecando o funil de conversão e esse será o texto que o usuário irá ler imediatamente após de ter sido convencido de que você possui a resposta que ele precisa.

Páginas com muitos títulos dissolvem as palavras, tirando a relevância do conteúdo que realmente deveria ser destacado.

Conteúdo; é o texto que o usuário irá ter acesso quando visitar sua página. Se esse último item tiver um casamento firme com todos os anteriores podemos ter a certeza de que o usuário ficará satisfeito em ter clicado no seu site, o Google saberá disso e com o passar do tempo sua página aparecerá cada vez mais acima nos resultados das buscas.

Vale ressaltar que além do texto também é possível configurar as imagens para reforçar a relevância do assunto que queremos abordar.
 
Os tópicos abordados acima referem-se a uma metodologia básica e imprescindível para que diversas outras estratégias de marketing de busca sejam disponibilizadas.

Para concluir, é imprescindível reforçar que o site é um organismo vivo e precisa de atenção e trabalho constante para se manter relevante. No mundo globalizado, onde a informação chega a todos com extrema velocidade, o conteúdo precisa estar alinhado com as tendências de forma a oferecer para os usuários inovação e informação que realmente venham a somar.
 
 *É considerada uma visita rejeitada aquela em que o usuário acessa o seu site e o abandona, digitando outro endereço ou mesmo fechando a janela do navegador em menos de um minuto, o que para os mecanismos de busca se configura como um típico comportamento de quem encontrou um conteúdo completamente diferente do que estava procurando.
 

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