Voltar

Como funciona a intranet para empresas?

Um canal de comunicação para manter o fluxo de dados protegido, centralizado e compartilhado.

O cotidiano de uma empresa é quase sempre frenético durante o horário de expediente, devido às diversas movimentações realizadas para solucionar pendências em todos os departamentos, sejam elas para resultado imediato ou para resoluções futuras. De acordo com a especialista em Gestão de Pessoas, Marina Antunes, formada pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, no dia-a-dia empresarial é imprescindível a comunicação constante entre os funcionários, de forma a facilitar e organizar todas as tarefas de cada departamento. 

Uma das últimas novidades em implementação de sistemas é a intranet, uma excelente solução para quem busca a comunicação facilitada entre todos os membros da equipe empresarial, incluindo presidentes, diretores e subordinados.
Segundo dados coletados para uma tese de mestrado da USP, a intranet é utilizada por pelo menos 65% das empresas, incluindo pequenas e grandes corporações. O autor do trabalho, André Santos, ressalta que “a estrutura de comunicações corporativas em uma Intranet facilita o trabalho em diversas etapas, já que todos permanecem e em uma espécie de sala virtual."

Multinacionais como a Douglas Aircraft, Hewlett Packard, Lockheed Martin Corp.e Merryl Lynch & CO, investem na Intranet desde o surgimento desta possibilidade de rede, mantendo a corporação sempre unida e aumentando o nível de colaboração entre as equipes.

Acompanhe a seguir, algumas informações detalhadas sobre Intranet:

O que é Intranet?

A intranet é uma rede de computadores completamente privada, para uso exclusivo e interno de uma empresa, podendo ser acessada apenas por pessoas autorizadas. Desta maneira, ela se torna um canal de comunicação seguro, sendo possível manter um fluxo de dados totalmente protegido, incluindo a centralização de documentos, formulários, informações sigilosas, entre outros.

A implementação é feita de forma rápida, bastando que a empresa solicite o sistema. Em seguida, haverá a liberação para o cadastramento dos funcionários e a corporação poderá usufruir de todas as vantagens da intranet.    

Sistema nas nuvens

A intranet nas nuvens é uma tecnologia diferenciada onde não há a necessidade de um provedor local para sustentar o fluxo e armazenamento de informações. Também conhecido como nuvem corporativa, este sistema de rede privada possibilita o compartilhamento de dados através de um servidor externo, além de permitir o acesso mesmo se o funcionário não estiver dentro das dependências físicas da empresa.
Vantagens

Dentre as principais vantagens da intranet nas nuvens pode-se citar a ausência de custos com manutenções de um servidor local e com investimentos que seriam necessários para aumentar a capacidade de gerenciamento de dados sempre que houver o crescimento da empresa. Além disso, após a implementação da intranet, a corporação poderá fortalecer a comunicação interna, facilitando diversas rotinas empresariais como elaborações de relatórios financeiros, consulta de dados pessoais, disseminação de notícias corporativas, entre outras.

 
COPYRIGHT 2018 - ALDABRA SISTEMAS WEB E DESIGN GRÁFICO LTDA