Voltar

Google Habilita Indexação Mobile-first

Os resultados de pesquisas sempre foram iguais independente do dispositivo que era utilizado, agora não mais.

Com a disparada do acesso aos sites via smartphones e por consequência, o aumento do volume de pesquisas realizadas também através dos dispositivos móveis, o Google realizou uma atualização em sua metodologia de indexação de páginas, visando criar índices mais relevantes. 

Em nota aos Webmasters, a empresa emitiu o seguinte comunicado: Com a indexação que prioriza dispositivos móveis, o Googlebot fará a indexação e a classificação usando a versão do site para esse tipo de dispositivo. Assim, será mais fácil para nossos usuários encontrarem o que procuram, já que a maioria deles navega com dispositivos móveis. Os sistemas de rastreamento, indexação e classificação do Google usavam a versão para computador do conteúdo do site. Isso causava problemas nas pesquisas realizadas em dispositivos móveis quando as duas versões do conteúdo eram diferentes uma da outra. 

Resumindo, o índice do Google era sempre formatado em cima do projeto em sua exibição voltado ao desktop, com isso poderia acontecer de um usuário realizar uma pesquisa em seu smartphone, encontrar o resultado desejado, porém ao acessar a página não encontrar o texto que o atraiu até ali. Isso acontece pois em diversos casos é normal esconder determinado conteúdo do site em sua versão voltada aos dispositivos móveis, seja para otimizar a navegação, seja para priorizar uma abordagem diferente ou mesmo para organizar as informações de forma mais sucinta, o fato é que a partir de agora o Google formatará dois índices, um para pesquisas realizadas em computadores de mesa e um para pesquisas realizadas através de smartphones. 

Mais uma vez a necessidade de criar um site responsivo e bem planejado se mostra indispensável, afinal de contas, quem não deseja ter um site que converse na mesma língua e seja íntimo do maior mecanismo de busca do mundo?
COPYRIGHT 2018 - ALDABRA SISTEMAS WEB E DESIGN GRÁFICO LTDA