O crescimento do mercado de aplicativos na pandemia

Mesmo com os desafios da pandemia, o número de downloads de aplicativos atingiu um recorde histórico

Mesmo com diversos desafios surgindo durante a pandemia, o número de downloads de aplicativos atingiu um recorde histórico no segundo trimestre de 2020. Seguem algumas dicas importantes para se adaptar a essas mudanças.

A crise está impulsionando os apps
Segundo a empresa americana App Annie, o uso de apps cresceu 40% se comparado ao mesmo período de 2019, atingindo um novo recorde com mais de 200 bilhões de horas no mês de abril. Os consumidores também gastaram mais, chegando ao recorde de 27 bilhões de dólares nesse mesmo período, um aumento de 15% se comparado ao ano anterior.

Uma matéria publicada no site Mobile Time mostra que a instalação de aplicativos de delivery cresceu 700% na cidade de São Paulo durante a pandemia.

Devido a implantação de trabalho por home office, ocorreu um aumento na procura por aplicativos de negócios e vídeo conferência. Na Espanha o número de downloads do app Houseparty foi 2,4 vezes maior, conforme publicado no site Statista.

Outra rápida mudança ocorre na área da educação, segundo o site Statista, o download de apps educacionais cresceu 45% do último trimestre de 2019 para o primeiro trimestre de 2020, saltando de 642 milhões para 936 milhões de downloads no período. O distanciamento social e as medidas de isolamento impulsionou esse crescimento.

Como estar preparado para essas mudanças?

1.Alinhe sua oferta de produtos com a mudança de comportamento do consumidor.
A mudança no comportamento do consumidor dificultou muitas empresas de continuar a oferecer seus produtos normalmente. As empresas precisam ser reativas e realinhar a forma com que oferecem seus produtos para aproveitar as oportunidades que surgiram. Por exemplo, foi possível observar uma corrida pela criação de aplicativos de e-commerce para supermercados e grandes lojas que ainda não tinham se adaptado por completo ao mundo digital.

2.Ajuste sua estratégia de marketing.
O comportamento do consumidor mudou significativamente devido ao home-office e isolamento social. Um exemplo é o crescimento na utilização de aplicativos para exercícios físicos em casa ou ao ar livre, em detrimento do uso de academias. Diante disso, alguns aplicativos de treino adicionaram o termo “treino em casa” no título de seus apps. É importante modificar sua estratégia de marketing de acordo com a demanda.

3.Permaneça atento à demanda do seu cliente.
Com o aumento no tempo gasto pelos usuários nos aplicativos há a necessidade de ter agilidade na implantação de novos recursos para chamar a atenção dos consumidores. Um ótimo exemplo foi o lançamento do serviço de streaming Disney+ no dia 24 de março, que só no primeiro dia somou 5 milhões de downloads.

Qual o futuro do mercado de aplicativos?

Ninguém sabe ao certo o que acontecerá com a indústria de criação de apps. Mas é muito provável que essas mudanças deixem marcas profundas no comportamento dos consumidores que estarão acostumados a uma forma de consumo mais prática ao final da pandemia, com o uso dos aplicativos.

A Aldabra, empresa especializada na criação de aplicativos, está disponível para te ajudar nesse período de incertezas e maior necessidade dos clientes. Entre em contato com a gente.
 
23/09/2020
Danilo Xavier Valle
Desenvolvedor Web e Mobile

Artigos relacionados: