O que é a nuvem na internet?

Cloud Computing é o serviço de armazenamento de conteúdo na nuvem. Você sabe do que se trata essa tecnologia?

Segundo estudo divulgado pelo instituto International Data Corporation, em abril de 2013, graças ao rápido avanço do mercado de softwares, em nível mundial, tem experimentado grande desenvolvimento nos processos de implantação de software nas nuvens.

A opinião de Henry D. Morris, que ocupa a vice-presidência do setor de mercado mundial de software e serviços da empresa IDC é a de que “Essas iniciativas requerem uma infraestrutura segura e confiável, fazendo crescer os investimentos em segurança e gestão de sistemas e redes”; ou seja, com o uso da tecnologia na nuvem, não só a capacidade de armazenamento melhora, como serão concebidas mais e melhores soluções de segurança para qualquer empresa – seja, micro, pequena, média ou grande.

Com isso, cresce, a cada momento, o número de serviços disponíveis no mercado para armazenar conteúdo na nuvem. Mas você sabe do que se trata essa tecnologia inovadora?

O Armazenamento em Nuvem

A tecnologia de computação em nuvem – tradução da expressão da língua inglesa “cloud computing” – relaciona-se com o uso da memória de armazenamento e também cálculo dos computadores e dos servidores com conexão à internet – obedecendo a um tipo de computação específico, ou seja, em grade.

Esse armazenamento é realizado em servidores virtuais que podem ser acessados em qualquer parte do mundo, a qualquer hora do dia ou da noite. Com isso, o acesso será remoto, dependendo apenas da internet – ou seja, sem necessidade de qualquer programa específico para guardar os dados. Dado o caráter virtual do processo vem o termo “nuvem”; afinal não seria mais necessário nenhuma mídia física.

Com isso, o PC, tablet, notebook se tornam instrumentos, como chips, que estão conectados à internet – que é, enfim, a “nuvem” mundial de computadores – de onde se pode ter acesso aos dados armazenados.

Vantagens

A grande vantagem é a praticidade: ou seja, não depender de sistema operacional, de máquinas potentes, de dispositivos complexos, ou tampouco de mídia física. Basta somente uma conexão à internet para que se possa acessar todo o material em nuvem.

Todos os programas que armazenam em nuvem são atualizados remota e automaticamente, o que representa menos uma preocupação para o usuário.

O acesso de informações dentro da equipe de uma empresa é bem simplificado, haja vista estar disponível online, no mesmo local virtual.

Reduz-se gastos com manutenção periódica de mídias físicas, pelo fato de não ser mais necessário esse tipo de dispositivo, o que também ajuda a economizar tempo, agilizando o trabalho.

Consome menos energia, espaço físico e simplifica estratégias de segurança, se compararmos com formas tradicionais de armazenamento de dados.

Eficiência e Economia

Em suma, fazer armazenamento de dados e documentos de uma companhia em servidores externos – ou seja, em nuvem – tem se mostrado uma eficiente alternativa para negócios que tenham poucos recursos, ou até mesmo um time de colaboradores pouco afeitos à tecnologia mais avançada.

Daí se justifica a popularidade rápida que essa modalidade de arquivamento vem alcançando. Consequentemente, as corporações conseguem fazer uma economia expressiva, ao mesmo tempo em que universaliza o acesso à informação por parte de seu pessoal.

Como forma de especulação, não será estranho prever que, em futuro próximo, a portabilidade de conteúdo será uma frequente realidade para a maioria dos usuários de internet, no que se refere à vida particular ou empresarial.
COPYRIGHT 2019 - ALDABRA SISTEMAS WEB E DESIGN GRÁFICO LTDA